::: O Profissional de comércio exterior :::
"Aquele que gerencia e acompanha as relações comerciais com empresas estrangeiras e governos de outras nações" Fonte: Dicionário Michaelis
O profissional de comércio exterior é o responsável analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais . Esse profissional produz relatórios sobre os mercados mais promissores, identifica as necessidades de clientes ou fornecedores, presta assessoria quanto à métodos técnicos e projetos do meio globalizado, organiza procedimentos para a transação, importação e exportação, além de definir o meio de transporte mais adequado para a efetivação do negócio em cada caso e atuar como despachante aduaneiro. Também é responsabilidade do profissional de comércio exterior o estudo dos contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas, além de atuar também em empresas de logística internacional.
Quais as características necessárias para ser um profissional de comércio exterior?
Para ser um profissional de comércio exterior é necessário, além do inglês obrigatório, ter domínio, no mínimo, de mais um idioma estrangeiro. Conceitos de administração, economia, relações internacionais e direito, além dos que o curso proporciona são interessantes para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Manter-se sempre informado sobre a política externa, as relações entre os países e a economia mundial. Outras características necessárias são:
Disponibilidade de horários e para viajar;
Habilidade para lidar com as pessoas;
Boa comunicação;
Habilidade para negociar;
Dominar bem os idiomas e "falar corretamente o português";
Capacidade de tomar decisões
Saber trabalhar sobre pressão
Manter-se sempre atualizado;
Algumas atividades do profissional de Comércio Exterior:
Mediar comercializações internacionais;
Analisar as tendências de mercado;
Identificar os mercados mais promissores;
Prestar assessoria aos investidores, identificando programas de investimento rentáveis e planejando negócios;
Produzir relatórios sobre a economia e as trocas comercias internacionais;
Realizar o acompanhamento de processos de importação e exportações para empresas públicas ou privadas;
Elaborar estratégias de mercado e marketing;
Orientar empresas públicas ou privadas em técnicas e estratégias de atrair clientes internacionais;
Assessorar clientes em trocas e negociações no exterior;
Negociar transações internacionais;
Acompanhar a transação até o final, escolhendo inclusive o tipo de transporte mais adequado à cada mercadoria;
Identificar as necessidades dos negociantes, adaptando a elas contratos de compra e venda
Estuda rcontratos de financiamento;
Realizar trabalhos como despachante aduaneiro;
Planejar projetos em empresas de logística;
Áreas de atuação e especialidades
Empresas privadas: assessorando investidores, analisando os mercados mais promissores, estudando contratos internacionais, produzindo relatórios das tendências de mercado, acompanhando negociações internacionais e especificando as condições até o final da transação e avaliando o cenário mundial, dando diretrizes aos clientes à respeito da economia e das relações entre as nações, assim, analisando as possibilidades de negócios
Empresas públicas: produzindo relatórios de mercado, avaliando condições para negócios governamentais, acompanhando a transação até o final, analisando contratos, orientando empresas públicas quanto a técnicas de mercados globalizados, realizar negociações de acordos bilatérias ou multilaterais, tratar de assuntos técnicos de mercados globalizados e de acordos entre nações, pode atuar em blocos econômicos ou em uniões aduaneiras como o Mercosul, ou a União Européia
Empresário: pode atuar por conta própria, prestando assessoria e consultoria em sua área
Ensino: pode atuar como professor ou até mesmo dando palestra sobre o mercado internacional
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de comércio exterior se expande cada dia mais, isso porque a globalização forma um mundo onde as distâncias tendem sempre a diminuir e onde por meios imateriais (como a internet e o telefone) podem ser realizados inúmeros tipos de negociações; essa "aldeia global", demanda sempre mais profissionais para trabalhar nesse mercado. Com o aumento do volume das transações efetuadas entre empresas, públicas ou privadas, brasileiras e o restante do mundo, a necessidade de profissionais qualificados para o setor também aumenta. Para se destacar no mercado, além do inglês fluente é necessário no mínimo, o conhecimento de outro idioma. Cursos de pós-graduação, qualificação, especialização ou experiências no exterior também são muito bem vindos.
Por: CEX - M
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